A venda da Panini pode modificar o mercado de mangás brasileiro.
A revista italiana Il Mondo noticiou que a editora italiana Panini foi posta a venda. Os atuais donos da empresa pretendem arrecadar com a venda um milhão de euros. A revista divulgou que entre os possíveis interessados em comprar a companhia estão: Alpha, Axa Private Equity, CVC, Kodansha, Marvel, Permira, e Square Enix.
A venda da Panini pode afetar diretamente o mercado nacional de mangás e comics, pois caso seja comprada pela Marvel, que faz parte do grupo Disney, poderia interromper a publicação das HQs da DC Comics. Além de modificar a forma de publicação dos gibis Disney, que atualmente são da editora Abril.
Por outro lado se uma das empresas japonesas (Kodansha ou Square Enix) comprarem a editora, os mangás atualmente publicados pela Panini que são da editora Shueisha (caso de Bleach, Kimi ni Todoke, Naruto, One Piece) poderiam ser cancelados. Assim como os contratos da Kodansha com a editora JBC poderiam ser abalados.
Outra possibilidade com a venda da editora Panini é que a filial brasileira seja fechada. Qualquer que seja o rumo que a a venda da Panini siga é possível que o mercado de mangás brasileiro acabe sendo afetado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário